55 (11) 2061.7400 55 (11) 2915.8166

NOTÍCIAS

Postado em 2018-01-11
ARQTEC na revista PROJETO

   

Estamos na revista PROJETO Design, Edição 439. 


Tivemos o prazer de falar um pouco sobre nossa obra Ed. Forma Itaim, localizada na cidade de São Paulo. Ela se destaca por conta de sua fachada moderna e diferenciada. Com formas e cores incomuns, métodos de instalações nunca antes usados, eficiência energética, entre outras especificações.

Confira na íntegra todos os detalhes da matéria:

LEVANDO A ASSINATURA DO ARQUITETO ESPANHOL FERMÍN VÁZQUEZ, DO B720 ARQUITECTOS, O EDIFÍCIO FORMA ITAIM DESTACA‑SE DO ENTORNO, NÃO SOMENTE POR SUA ESTÉTICA VIVA E INCOMUM ENTRE AS OUTRAS EDIFICAÇÕES DA VILA OLÍMPIA, NA ZONA OESTE DE SÃO PAULO, MAS POR SUA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADVINDA DA FACHADA VENTILADA DO EMPREENDIMENTO

 

Adotar sistemas de fachadas ventiladas proporciona um controle e melhoria térmica à construção, ajudando a manter agradável a temperatura interna e promovendo maior eficiência energética. Associado a isso, a fachada do Forma Itaim traz em seu projeto sete cores diferentes, com três larguras distintas, posicionadas em forma de ziguezague. Para compor o revestimento, foram utilizados 1.700 metros quadrados de cerâmica tipo NBK, aplicadas na fachada em posição vertical e 2.910 metros de elementos metálicos tipo Quadro Brise, ambos da Hunter Douglas. Coube à Arqtec desenvolver o sistema de fixação inédito e a instalação, realizada em cinco meses. “Por se tratar da aplicação de NBK na posição vertical, pela primeira vez na América Latina, em formato zigue-zague - sendo que a instalação convencional se dá na posição  horizontal -, tivemos que desenvolver do zero o sistema de fixação personalizado para esse projeto.”, conta o engenheiro Alex Garcia de Souza, diretor de obras da Arqtec. “Foram meses de desenvolvimento do projeto, sistemas e testes de performance, realizados em duas instituições: Falcão Bauer e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), garantindo, assim, total segurança e confiabilidade ao sistema”, ele revela. Segundo Souza, em todas as etapas de execução foi necessária atenção diferenciada à organização do armazenamento, separação das cores e tamanhos a aplicar na fachada, utilização de equipamentos de acesso motorizados para atender com agilidade as instalações, confecção das estruturas que suportam as cerâmicas em maquinário CNC para alta precisão dimensional, monitoramento eficiente com diagrama de cores e tamanhos, sempre de acordo com o especificado no projeto de arquitetura. Após a aplicação das estruturas, foram instalados os painéis cerâmicos, peça por peça, com a utilização de balancins motorizados no sistema de monovias, proporcionando movimentação vertical e horizontal. Na lateral das varandas foram aplicados os brises, que também seguiam o diagrama de cores das cerâmicas NBK.
O diretor comenta que foi um projeto desafiador, nunca antes executado com tamanha complexidade de formas e cores, e muito gratificante: “A maior dificuldade foi garantir que a instalação dos painéis seguisse fielmente o projetado pelo arquiteto. Nós da Arqtec temos muito orgulho de termos dado grande contribuição ao edifício Forma Itaim. Agradecemos a confiança da Construtora Tecnum e dos nossos parceiros da empresa Hunter Douglas. Executar fachadas especiais está no nosso DNA.”, conclui Souza.


Confira também a matéria publicada aqui: 
http://www.arcoweb.com.br/projetodesign/tecnologia/case-cores-e-instalacao-desafiadora